Dicas para fotos de comida

09:16

Foto disponibilizada pela WestWing Home and Living.

Quem acompanha o blog sabe que eu sou apaixonada por fotografia! Recentemente descobri que no site da WestWing, além da parte de vendas, eles também tem uma parte no site cheia de dicas interessantes que vão de viagens até fotografia. Vi uma matéria com várias dicas para fotografar comidas (clique aqui) e então resolvi retratar o assunto aqui no blog também com algumas dicas sobre o assunto, perfeito para quem tem blog de culinária ou quer melhorar as fotos para compartilhar nas redes sociais.



1. Câmeras: Você não precisa ter uma câmera profissional para fazer boas fotos, muitos perfis do Instagram usam apenas câmeras de celulares e criam composições incríveis. Mas caso você tenha uma câmera profissional ou semi profissional aproveite todos os recursos disponíveis para a sua foto.

2. Iluminação: Aproveite a luz natural do ambiente, não fique limitado a tirar fotos apenas na sua cozinha, explore todos os ambientes da sua casa e descubra a melhor fonte de luz natural. Uma dica também é usar um rebatedor ou até mesmo fabricar um rebatedor caseiro pois isso faz uma grande diferença na iluminação da sua foto.

3. Cenário: Com uma pequena produção você pode montar um mini estúdio com coisas que você tem em casa, utilize objetos como cartolina, tábuas de madeira, pedaços de mármore, azulejo, papel craft colorido, tecido etc. assim você irá criar uma textura/cor para o fundo das suas fotos. 

Foto produzida por Le Nouveau Grunge

4. Composição: Crie uma paleta de cores contrastando com o alimento e o fundo, assim você irá ter uma direção ao escolher as louças, talheres, tecidos, guardanapos etc. Brinque também com texturas, cores e simetria. Para a composição da foto você também pode acrescentar ingredientes que utilizou na preparação do prato como decoração da foto, como por exemplo os temperos e ervas que você usou para criar o seu prato. Seja criativo e experimente posicionar e acrescentar elementos de maneira harmônica sem distrair do objeto principal.

Foto produzida por Le Nouveau Grunge

5. Ângulos: É importante experimentar ângulos variados para decidir qual gosta mais, se movimentar ao redor do cenário pode fazer toda a diferença. Uma tendência muito forte que percebi no Pinterest e Instagram são as fotos chamadas "Flat Lay Pictures", que são aquelas fotos tiradas por cima, você pode subir em algo para alcançar o ângulo ou então montar seu cenário em um lugar mais baixo.

Foto produzida por Le Nouveau Grunge

6. Na hora de fotografar: Não demore muito para fotografar pois os elementos podem mudar de aspecto, como por exemplo, uma sobremesa gelada pode derreter e destruir completamente a sua foto. Preste atenção na composição e não deixe algum objeto distrair do foco principal que é o seu prato. Tenha em mente a mensagem que você quer transmitir com a sua foto e foque nos elementos principais, nem tudo que você acrescentou na sua composição precisa estar aparecendo completamente na foto. 

7. Edição: Você pode e deve editar as suas fotos de comida, mas tente não modificar totalmente as cores naturais dos alimentos. O meu app favorito para edição de fotos é o VSCO Cam, adoro as ferramentas e filtros disponíveis e acho que eles tem uma pegada mais profissional. Também gosto de usar a ferramenta detalhes do app Facetune para destacar algumas partes da foto. O segredo é experimentar e testar até você ficar satisfeito!

8. Fotos em lugares públicos: Nestes lugares você não consegue controlar completamente a iluminação da foto e nem o cenário, mas você pode movimentar o prato de lugar onde a iluminação esteja melhor e usar os elementos da mesa ou pessoais ao seu favor.  Experimente movimentar taças, talheres, cestos, guardanapos e acrescentar objetos pessoais como óculos e bolsas para enriquecer a sua composição. Não sinta vergonha de experimentar ângulos e fotografar a sua comida em lugares públicos, fotografia é um hobby/arte portanto não se envergonhe de testar e criar suas fotos.

Foto produzida por Le Nouveau Grunge

9. Dica final: Continue sempre praticando e não desista de tentar, fotografia é algo que se aperfeiçoa com o tempo e com a prática. Podemos fazer inúmeras fotos para conseguir a foto perfeita ou talvez conseguimos no primeiro clique, continue tentando e se divertindo com isso.

Espero ter ajudado com algumas das minhas dicas para fotografar comidas, se tiverem dúvidas deixem aqui nos comentários que eu respondo. Tenham uma ótima semana e se divirtam fotografando seus pratos preferidos!

You Might Also Like

0 comentários

Postagens populares

Curta a Fanpage

Inscreva-se no canal

Subscribe